Hoje vou contar um pouco das minhas dificuldades com a reeducação alimentar. Eu tinha achado o primeiro mês de RA difícil, porém eu consegui me manter focada e seguir o cardápio de uma forma que eu nunca tinha feito antes.
O início do segundo mês foi bem pior. Eu já estava um pouco desanimada devido ao fato de ter tido uma cobrança em relação a perda de peso, pois como eu disse no post anterior, eu só consegui perder 900 g em cada retorno. Confesso que não estava tão encanada com os 900 gramas perdidos, pois eu tinha a convicção que estava me alimentando da maneira correta, estava ficando mais disposta, além de estar fazendo atividade física regularmente.
Eu sou uma pessoa que desconta todos os sentimentos na comida, todos. É um hábito ruim que eu carrego há mais de 20 anos. Se eu estou feliz, eu tenho vontade de comemorar comendo. Se eu estou triste, eu quero afogar as mágoas na comida, se eu estou ansiosa: cadê a comida? Às vezes quando eu não tenho nada pra fazer, eu vou comer. Se eu estou com sono e não posso dormir, eu vou comer. É muito louco isso.
São muitos sentimentos diferentes que estão surgindo enquanto estou fazendo a reeducação alimentar e está sendo bem difícil, porque carrego esse hábito ruim há bastante tempo. Nesse início do segundo mês (15 dias) eu senti bastante fome. Acredito que tenha a ver com o fato de estar sendo cobrada por algo que eu estava fazendo corretamente e não estava obtendo resultados satisfatórios. Daí fico ansiosa/triste e quero comer besteira.
Outra dificuldade que eu estou encontrando, é o fato de tudo girar em torno da comida. Num encontro de amigos sempre tem comida envolvida, numa festa de aniversário a mesma coisa. Se você decide passear num parque, o entorno dele é recheado de opções de comida, se você vai ao shopping a mesma coisa.
Confesso que nesses 15 dias do segundo mês eu não consegui seguir direitinho o cardápio que foi feito pra mim. No fim de setembro foi o aniversário da minha irmã e, no mesmo dia, foi a minha colação de grau. O que aconteceu? Saímos pra comemorar. Ou seja, comi o que não devia. Mas eu estava num momento muito feliz, e queria comemorar com a minha família. Comi sem peso na consciência. :)
O que eu quero passar com tudo isso é que: eu estou bem, mesmo tendo fugido da reeducação alimentar alguns dias. Temos que entender que, pra chegar num ponto de fazer uma RA, é porque carregamos hábitos alimentares ruins por muito tempo. No meu caso, por mais de 20 anos. Mesmo tendo feito reeducação alimentar antes, eu sempre voltava a engordar. Ou seja, vai demorar pra eu criar novos hábitos alimentares. A luta é diária.
O importante é não desistir. É encontrar novamente a força de vontade que tanto te motivava quando você decidiu se reeducar. É fazer por você e não pelos outros. É saber aceitar as pequenas vitórias. Fugiu da dieta? Ok. Vamos correr atrás de não tentar comer besteira essa semana, no próximo mês e assim por diante.
Eu vou tentar fazer isso e vou conseguir. Você também é capaz. :))
Vocês já tiveram alguma dificuldade fazendo reeducação alimentar?
Xêrus! :*


42 comentários
Vixe, dificuldade é o q não falta. As festas, os finais de semana, as saídas de casa, a geladeira de casa kkkkk, ou seja, tudo. Eu aceitei q vai ser devagar mesmo, mas não pode parar, as vezes vou comer mais mesmo, e vai ter vezes q eu vou dar tudo de mim e não vai rolar nem 1kg a menos. Mas o importante é não desistir. Devagar e sempre
ResponderExcluirVerdade, Jane. Concordo com você: o importante é não desistir.
ExcluirVamos em frente!! :))
Bjos
No começo é bem complicado né? Também estou me reeducando e principalmente na primeira semana achei complicado. Tinha o costume de sempre querer comer algo diferente de tarde, principalmente doces hahah e bolo. Agora já estou na 4ª semana e já me acostumei a comer comidas saudáveis e não penso em besteiras hahah o que facilita muito. Tento não comer nada de gordice ou se comer, apenas uma vez na semana, assim não me desacostumo a vida saudável!
ResponderExcluirAh te segui lá no insta!
Instagram @brunaestiloitgirl
Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube
Beeijos (:
Realmente o começo é bem chatinho, mas acho que a pior parte é manter o que perdeu. =/
ExcluirE é isso mesmo, tem que criar uma rotina, enquanto essa rotina de hábitos saudáveis não for firmada, sempre vai dar vontade de comer uma besteirinha. hehehe
Bjos =*
nossa amiga estamos juntas , eu tbem tenho um dificuldade muito grande,
ResponderExcluiradoro comer massas e doces, tem que ter muita força de vontade e fé.
Verdade. Eu amoo massa, principalmente macarrão. Está sendo bem difícil, viu...
ExcluirBjos =*
Oi, Re! Essa luta é super difícil mesmo! Estou prestes a iniciar a minha e ler relatos como o seu é muito bom. O que tenho a dizer é: seja firme! Muita sorte e perseverança pra vc! Tenho certeza que vai conseguir! Beijinhos <3
ResponderExcluirObrigada, Thaís! O segredo é não desistir, né?
ExcluirXêro :*
R.A siglazinha chata e necessária. Eu mesmo vivo começando e parando. É um circulo vicioso mas é realmente importante manter a determinação. Desejo toda sorte do mundo e força pra você.
ResponderExcluirBeijo
Verdade, Paula. Eu já comecei e parei várias vezes.
ExcluirMas dessa vez eu estou determinada em não desistir. Obrigada, viu?
Xêro :*
Acho que, mesmo que eu precisasse, não conseguiria manter uma dieta :x
ResponderExcluirAssim como você, também sinto necessidade de comer quando estou ansiosa, triste ou nervosa - é uma necessidade quase fisiológica. <3
Hahaha. Sei como é, Lari.
ExcluirRealmente fazer dieta é um negócio chato e difícil. Mas pro meu caso, é necessário. :(
Xêros :*
Imagino como dever ser difícil. Tem que ter muito foco e força de vontade. Até porque pra conseguirmos uma coisa, precisamos ceder em alguns aspectos. Mas se você tem um objetivo, não desanime, mas também não se culpe se tropeçar de vez em quando. Boa sorte. Beijos :*
ResponderExcluirVerdade, flor. Obrigada pelas palavras.
ExcluirXêros :*
Eu sou vegana e confesso que todo o processo foi bem difícil, mas como o meu amor pelos animais era BEM maior eu lutei até conseguir, perdi bastante kg. Hoje em dia sou muito magrinha e como meu passado foi gordo (haha), muitos pensam que foi por causa da retirada de alguns alimentos, mas a verdade é que antes mesmo de virar vegana e por conta do crescimento (eu tinha 14 anos) eu já estava emagrecendo. Não desiste Rê!
ResponderExcluirBeijão!
www.alinybeez.blogspot.com.br/
Parabéns, Aliny. Você conseguiu se manter focada por um objetivo maior. E é isso que eu estou tentando fazer, mesmo com alguns tropeços.
ExcluirXêro! :*
Olá!
ResponderExcluirEu sofro muito com isso, pois não consigo de jeito nenhum! Sempre começo numa segunda e termino na segunda mesmo. A minha questão é a quantidade, pois como demais. Além disso, não consigo comer verduras/legumes, o que atrapalha ainda mais.
Entendo muito o seu lado de todos os lugares levarem à comida. Pior que é assim mesmo!
Amei o post! Força nessa luta diária!
Beijos,
Escritora por um Acaso
Te entendo bem, Vitoria. Eu também comia MUITo e só comia besteira. Tinha época que eu só comia massa no almoço e janta, acredita? Então eu sei como é difícil começar a comer pouco. Tem verduras e legumes que eu não como de jeito nenhum. Daí minha salada é sempre com as mesmas coisas, o que acaba enjoando. =|
ExcluirXêro!:*
Muito interessante seu post <3 Sempre eu tento fazer uma dieta, mais não é sempre :)
ResponderExcluirObrigada, Gabi!
ExcluirBjos =*
Já pensei em fazer isso mas é muito difícil abrir mão dos doces, bolos... Sempre fico naquele dilema "semana que vem eu vou" mas ainda não tive coragem de começar a comer só comidas saldaveis.
ResponderExcluirRealmente. Tem que ter foco e vontade de fazer. Pois já é difícil, sem força de vontade fica ainda mais difícil =/
ExcluirBjos :*
Admito que sofro do mesmo mal, sempre digo que vou começar na segunda mas nunca consigo continuar. É uma tortura.
ResponderExcluirSei bem como é =/
ExcluirBjos =*
Gostei do post. É um pouco interessante.. Mas continua no foco, mesmo que seja difícil, você consegue!
ResponderExcluirObrigada, Lai. :)
ExcluirAiii Renata você me deu uma super ideia e força para eu voltar a me reeducar. Realmente é difícil, principalmente no começo, mais depois a gente começa a pegar gosto pelas coisas saudáveis e conseguimos deixar de lado toda aquela bomba para nosso organismo. Foco e força ai na missão rs
ResponderExcluirQue ótimo, Bru! Fico feliz :))
ExcluirÉ verdade, é difícil criar novos hábitos alimentares, mas é só conseguir manter a rotina, que a gente nem sente depois a dificuldade. hehe
Bjos
É difícil mesmo! É muita tentação ao nosso redor, e nem sempre conseguimos segurar. Eu tenho problema de compulsividade, eu como sem vontade, só porque está ali sabe?
ResponderExcluirBeijos
http://orangelily.com.br/
Eu também sou assim, Lilian! Tá sendo bem difícil pra mim por conta disso.
ExcluirBjos =*
Eu sempre fui da política de comer de tudo UM POUCO.
ResponderExcluirAssim não passo vontade e também não exagero.
Sou assim desde sempre, então sempre manti um corpo que me deixa satisfeita.
Mas a dica é persistir porque uma hora você acostuma e não vai nem sentir.
bjOO
Blog Breshopping da Dany
Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Instagram: @breshopping_da_dany
Twitter: @brechodanylins
Verdade, Dani. Equilíbrio é tudo na vida.
ExcluirÉ só não exagerar, não é?
Bjos
Nossa, guria, eu tentei por anos fazer RA, mas falhava. Sempre fui magra, então meu objetivo era ser saudável -- o que eu acho que deve ser a prioridade para todo mundo. Mas, assim, eu acabava não tendo essa coisa de olhar para a balança e ficar triste, porque meu peso sempre ficou na mesma, MAS era sempre uma decepção ter dor de cabeça todos os dias, ir no banheiro só uma vez por semana (por intestino preso), não ter vontade de fazer nada e por aí vai. Demorou muito pra eu entender e fixar meu objetivo maior, porque, como você mencionou, são ANOS adotando um estilo de vida e é bastante difícil mudar de uma hora pra outra (sempre desconfio daqueles casos milagrosos). Eu enrolei e enrolei até que meu corpo chegou num estado que não dava mais conta das porcarias que eu mandava pra dentro. :( Tem quase dois anos que eu me alimento melhor e o bem-estar que sinto é impagável. Então eu realmente acredito que o propósito maior deva estar no 'sentir-se bem' pois nossa felicidade fica atrelada a isso. É super difícil nesse mundo que gira em volta de comida, como você bem disse, mas a mudança não precisa ser radical - se cada dia você fizer uma escolha diferente, quando for perceber já vai ter passado um tempão e tudo ficará incorporado na sua rotina. Então eu te desejo muita força de vontade e vou adorar ler aqui sobre seus resultados positivos! :) Enquanto isso, vou sempre mudando umas coisinhas aqui também (acabei de comer muito amendoim, ahahaha).
ResponderExcluirBeijos,
Bru
Blog Moderando
Só falou verdades, Bru! :))
ExcluirQuando eu tiver vontade de comer alguma besteira, vou ter em mente o propósito maior de tudo isso: meu bem estar. E vou fazer uma escolha diferente, que é a de não cair na tentação, hehe. E é como você disse, depois de um tempo eu não vou perceber e não vai ser tão doloroso quanto hoje, kk.
Bjos :*
é uma luta diaria msm, mas faz bem pra saude e pode mudar mt coisa na nossa vida
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Verdade, Lívia. O foco é sempre a saúde e o bem estar. :))
ExcluirBjos
Oi flor, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou muito formiga, deixar os doces de lado é muito difícil para minha pessoa.
Mas ter foco é tudo, lógico que as vezes tem aquelas jacadas.kkk
bjos
www.dicasdakarine.com.br
Sei bem como é, Karine. hahahah
ExcluirBjos
Ai, nem fala! Meu maior problema é resistir. =(
ResponderExcluirEu preciso dar um passo importante que é voltar a não beber refrigerante. Eu parei por 8 anos e voltei ano passado, por uma praticidade boba. Aff.
Força, Re!
Chiquereza
Te entendo, Nah =|. Eu também parei por um tempo de tomar refrigerante e voltei antes de começar a reeducação alimentar. É bem difícil de resistir no começo, mas depois acostuma.
ExcluirForça pra nós. Bjos =*
Enviamos um convite para o teu email :)
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Não recebi nada em nenhum dos emails até agora. Abraços
Excluir