Dermografismo x Tatuagem: Dúvidas frequentes

Oi gente! Eu recebo muitas mensagens de pessoas com muitas dúvidas sobre dermografismo e tatuagem. Se quem tem dermografismo pode fazer tatuagem, se precisa ter algum cuidado especial, se precisa tomar remédio pra fazer o procedimento, enfim, as dúvidas são muitas e recebo com bastante frequência. Eu já fiz um post aqui no blog falando se Pessoas com dermografismo podem fazer tatuagem, seria bacana se você que tem dúvidas pudesse ler o outro post também, pois lá conto minhas experiências e se a minha dermatologista indica tatuagem para quem tem dermografismo. Nesse post vou responder as dúvidas que eu recebo com mais frequência, tá bom? :)


Dermografismo x Tatuagem: Dúvidas frequentes

Dermografismo x Tatuagem: Dúvidas frequentes

A minha tatuagem vai ficar em alto relevo?

Não sei responder isso de certeza. Algumas partes de uma tatuagem que eu fiz ficaram em alto relevo, porém não modificou o desenho e só dá pra saber se passar a mão. Eu acredito que isso tenha acontecido porque o tatuador acabou pesando a mão em alguns momentos, o que causou o alto relevo depois da cicatrização. Tenho outras tatuagens que isso não aconteceu.

Quem tem dermografismo precisa tomar algum cuidado extra nos cuidados pós tatuagem?

Gente, o ideal é sempre seguir o que o seu tatuador recomenda. Os meus recomendam não ingerir comidas carregadas como frutos do mar, maionese, chocolate, bebida alcoólica. Lavar a tatuagem 3x no dia e aplicar uma pomada cicatrizante. MAS eu acredito que essa questão da comida vai de pessoa pra pessoa, pois eu como de tudo. kkk. Fiz uma tatuagem no dia do meu aniversário e comi tudo que o tatuador falou pra evitar e não deu em nada. Mas cada corpo reage de uma maneira, ok? Não faça como eu, siga as instruções do seu tatuador. :)

Ah, na primeira semana eu lavo a tatuagem 2/3 vezes no dia e aplico uma camada bem fina de Bepantol. Uma tatuadora que eu acompanho no Insta falou que o único cuidado que ela passa para os clientes dela é passar uma camada fina de óleo de coco no local tatuado. Normalmente cada tatuador tem a sua indicação para os cuidados pós tatuagem. Cabe a você seguir o que ele recomenda ou não. 

Levei uma pancada no local tatuado e ela ficou toda em alto relevo, isso é normal?

Um dos sintomas do dermografismo é o aparecimento de vergões na pele, que são pequenas bolinhas que ficam em alto relevo. Então é normal que isso aconteça. Também acontece comigo. Depois de uns 10/20 minutos a pele volta ao normal. Às vezes algumas tatuagens minhas ficam assim sem terem levado nenhuma pancada. Sinto o local coçar, coço e, de repente, toda a tatuagem está em alto relevo. Na primeira vez que isso aconteceu eu entrei em pânico, fiquei muito nervosa achando que a tatuagem estava toda deformada (a tatuagem é nas costas, daí não conseguia ver, só sentir), então imaginem como eu fiquei, kkk. Mas como eu falei, depois de um tempo a pele volta ao normal.


Como é o processo de cicatrização de uma tatuagem na sua (na minha no caso, rs) pele?

A minha pele em relação a tatuagem é super tranquila. Ela demora séculos pra cicatrizar de uma picada de mosquito ou um calo por exemplo, ainda deixa a pele manchada, mas com tatuagem, em duas semanas, no máximo, já está completamente cicatrizada e com o desenho perfeito. Tomo bastante cuidado com a higienização do local, passo a pomada e fica tudo ok.

Você tem medo na hora de se tatuar por conta do dermografismo?

Confesso que tive um pouco de medo ao fazer a minha última tatuagem. Pois decidi que seria no braço e, caso algo desse errado, todo mundo iria ver. Mas fui com a cara e a coragem, kkk. Tenho que lembrar  a vocês que atualmente eu não apresento nenhum sintoma do dermografismo e não tomo nenhum medicamento. O único problema é a questão da cicatrização da minha pele que é mais demorada em alguns casos como citei acima, além de, algumas vezes, as minhas tatuagens coçarem bastante e ficam em alto relevo.

Até comentei com o tatuador que minha pele poderia inchar mais do que o normal, que não era pra ele ficar assustado nem nada. Fiquei chocada na hora, pois minha pele inchou de uma forma normal, sabe. Nada demais.
Faço ou não faço uma tatuagem?

Já me fizeram essa pergunta, gente, acreditam? Cada um tem que ser responsável por suas ações. Eu não posso dizer pra você fazer uma tatuagem só porque comigo não aconteceu nada. Eu não quero me responsabilizem por uma escolha que não foi minha. Cada corpo reage de uma maneira, sabe. O que eu posso fazer é contar a minha experiência e você, sozinho, vai ter que tomar essa decisão.

Se você escolher por fazer uma tatuagem e está com medo de dar algo errado, faça a escolha de um bom profissional, um bom estúdio, cuide bem da sua tattoo, não esqueça de fazer a higienização e seguir os cuidados que seu tatuador te passar. Não arranque as casquinhas que vão aparecer, não coce, não pratique atividade física enquanto ela está cicatrizando. Evite pancadas no local. Cuide da alimentação. Todo cuidado é pouco, tá certo? :)

É isso, gente. Se você tem dermografismo e já fez uma tatuagem, conte sua experiência nos comentários. Se está com alguma dúvida, comenta embaixo que, se eu souber, vou te ajudar. :)



Xêrus! :**


► Acompanhe o blog nas redes sociais:



Postado em: 20/03/17



18 comentários

  1. legal o post, super útil!
    não conhecia
    bjs

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  2. mt interessante esse post, eu tenho umas 6 tattoos e tds elas ficaram por um periodo em alto relevo e depois passou

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar no termo Dermografismo.
    E nunca tinha visto também.
    Achei interessante e seu post foi bem esclarecedor.
    Parabéns!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  4. Que louco... nunca tinha ouvido falar no dermografismo!
    Mas ainda bem que com controle, pode-se ter tatuagens normalmente, né? Ao menos, no seu caso!

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem louco mesmo, Manuela. kkk
      Sim, sim. Eu fui um pouco sem juízo porque não segui as indicações da dermatologista, mas nunca iria saber se podia fazer tatuagem se eu não tentasse, hehehe.

      Bjos

      Excluir
  5. Oi, Renata
    Achei legal da sua parte fazer esse post para responder algumas dúvidas sobre esse tema. Muito útil!
    Beijos
    http://gemanas.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/gemanas

    ResponderExcluir
  6. Ola tenho 24anos Sofro de dermografismo desdos 8anos tenho 3 tatuagens (querendo muito mais hahaha) tive muito medo na primeira​ tattoo por conta disso, mas não houve nada por isso fiz mais 2 e pretendo fazer mais.
    É muito ruim ter, tem dias difíceis principalmente quando o humor tiver ruim.
    Adorei seu post.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muuuito obrigada! :))

      Também tive medinho na primeira, mas depois que eu vi que ficou tudo ok, não parei mais, kkkk. E realmente, quando o humor não tá legal, aí parece que piora, né?

      Bjos :*

      Excluir
  7. Olá, Renata!
    Enquanto o tatuador fazia a tatuagem, a sua pele ficou em alto relevo? E se sim, ele parou até ela desinchar ou apenas continuou o processo?

    ResponderExcluir
  8. Oi! Na última tatuagem que eu fiz, a minha pele não ficou em alto relevo (mas isso porque a maioria dos sintomas desapareceram). Porém, em outras tatuagens mais antigas, a pele ficou em alto relevo sim. Mas nada que prejudicasse o trabalho do tatuador, tanto é que ele continuou tatuando. Bjos =**

    ResponderExcluir
  9. Tomou algum anti alergico pra tatuar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Não tomo mais nenhum medicamento pra tatuar. :)) A pele dá uma inchadinha, nada de anormal, mas depois volta ao normal.

      Excluir
  10. Ola! Descobri a pouco tempo o nome do que tenho rsrs eu nao sabia, mas tenho a muitos anos. Tenho tatoo e por algum tempo ela ficou em alto relevo tbm. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho dermografismo e tenho 2 tatuagens, nunca aconteceu nada comigo em relação a elas, li recentemente que o dermografismo está relacionado com ansiedade e de fato qndo fiz as tattos eu não estava em crise ou algo assim. Estou em trtamento p ansiedade tem 1 ano, tenho tido algumas urticarias em razão do dermografismo eventualmente. Agora q sei da relação entre ansiedade e o dermo, vou evitar fazer tattoo nesse período

    ResponderExcluir