Receita: Hambúrguer de grão de bico

Para o primeiro post de receita aqui no blog, resolvi trazer uma receita de hambúrguer de grão de bico. O grão de bico é rico em proteína e fibra e você pode usá-lo pra preparar diversos pratos saborosos, desde saladas, sopas, tortas, o próprio hambúrguer e até sobremesas. Eu nunca tinha comido grão de bico e confesso que estava com um pouco de medo de não gostar muito do sabor do hambúrguer, mas fui surpreendida e amei! Além de fácil de fazer, o hambúrguer de grão de bico pode ser consumido por veganos. A ideia é trazer receitas gostosas e que, em sua maioria, sejam fáceis de fazer. 

Receita: Hambúrguer de grão de bico
Receita: Hambúrguer de grão de bico


Ingredientes do hambúrguer de grão de bico:

2 xícaras de grão de bico cozido;
1 xícara de farelo de aveia*;
1 cebola média picada;
Cebolinha e coentro à gosto;
Suco de 1 limão pequeno;
Sal à gosto;
Páprica doce à gosto;
Azeite.

* Você pode trocar o farelo de aveia por qualquer farinha da sua preferência (aveia, arroz, etc);
   A escolha dos temperos também fica à sua escolha.
Receita: Hambúrguer de grão de bico

Modo de preparo:

Começo refogando a cebola em um fio de azeite até ela ficar transparente. Depois acrescento o grão de bico, a cebolinha e a salsinha. Tempere com o que você preferir, eu coloquei sal e páprica doce. Refogue por uns 2/3 minutos e retire do fogo. Coloque tudo num processador até formar uma massa homogênea. Se você não tiver processador (assim como eu), dá pra fazer no liquidificador. Dá um pouco de trabalho porque tem que ir colocando o grão de bico aos poucos, mas o resultado é o mesmo. Depois acrescente o limão e misture.

Nesse momento você pode corrigir o sal e acrescentar outros temperos caso queira. Coloque o farelo de aveia aos poucos e vá mexendo até formar uma massa mais consistente. Caso a massa ainda continue muito mole pra formar os hambúrgueres é só acrescentar - aos poucos -  mais farelo de aveia. Agora é só fazer o hambúrguer. Pode fazer do tamanho que quiser. Os meus eu fiz do tamanho da palma da minha mão, com espessura de um dedo. Foi no olho mesmo. :)

Você pode assar no forno ou fritar numa frigideira.
Receita: Hambúrguer de grão de bico

Rendimento dessa receita: 7 unidades
Tempo de preparo: 20 minutos (sem contar o tempo de preparo do grão de bico)

A receita desse hambúrguer de grão de bico é bem fácil e rápida de fazer. O hambúrguer fica muito gostoso e é uma ótima opção pra quem é vegetariano ou vegano. Aqui em casa todo mundo adorou!


Me acompanhe nas redes sociais: @rehbastos_ @renatabastosmakeup @rbastos.arquitetura

0 comentários